Educação Integral: utopia, desafio e possibilidade


Educar integralmente é dar todas as possibilidades e ferramentas possíveis para o ser humano aprender, seja ele criança, jovem, adulto ou idoso. Porém, o sistema educacional brasileiro não consegue desenvolver com eficiência nesta sociedade desigual, excludente, racista e elitista.
Mas, a utopia e a fé de que é possível mesmo em condições adversas, ensaiar uma educação com mais tempo e oportunidades para aprender é que nos aventuramos neste desafio.
A Educação Integral pensada por Anísio Teixeira não é essa que desenvolvemos com este programa proposto pelo Ministério da Educação em parceria com as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, onde temos que fazer milagres com migalhas, auxílio transporte e alimentação para educadores e etc.
As mazelas já sabemos, o que queremos é transformação educacional e isso buscamos a cada dia. É uma alegria imensa, quando chegamos na escola e recebemos o abraço afetuoso de crianças e adolescentes que expressam sua satisfação de participar do Programa de Educação Integral Mais Educação.
Que os gestores públicos e todo o sistema repensem seus atos para que a educação integral realmente aconteça.
" Não quero dinheiro, pois ele acaba e as traças roem, quero aprendizado, conhecimento e saber pois, eles me enriquecem e transformam o mundo" (Profª Analia Santana).
Acreditamos que as crianças e adolescentes pobres, negras, marginalizadas e excluídas pelo capital e pela globalização merecem que apostemos no sucesso delas como as classes A e B investem e apostam nas suas.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O Mais Educação é bom por quê? ( Falas das crianças 2012)

É interessante percebermos como as crianças e adolescentes  avaliam as atividades e se o Projeto tem sentido para eles. Hoje fiz uma pequena enquete perguntando: O Mais Educação é bom por quê?? Seguem algumas respostas do turno vespertino.  Agradeço a tod@s que participaram. Amo vocês meninos e meninas.


"Porque ensina a ter esperança de um mundo melhor" ( Everton Santiago).

"Afasta a gente das coisas ruins ( tráfico)" ( Tiago Silva).

"Porque dá mais atitude para viver a vida  e ser feliz" ( Darlan Rodrigues e Geisa Araujo).

"Ensina o respeito e o amor ao próximo" ( Fernando).

"Porque nos ensina mais" ( Claudiane).

"Eu aprendo mais e mais " ( Beatriz Silva).

Dar possibilidade de aprender mais" ( Geisa Araujo).

"Porque a gente aprende a viver" (Felipe Cerqueira).

"Eu gosto das atividades de esporte" (Alisson Martins).

( Profª Analia Santana Coordenadora do Programa Mais Educação na Escola Novo Marotinho)


 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Revitalização: De antigo Módulo Policial a Espaço Cultural Alternativo

Estamos transformando o antigo Módulo Policial em Espaço Cultural Alternativo para a comunidade. Um esforço coletivo que o Programa de Educação Integral Mais Educação,  a Gestão Escolar da Escola Municipal Novo Marotinho e a Profª. e Desenhista Plástica Iolanda Augusta, que com seu toque artistico  está transformando o local. Começamos com a limpeza, organzação e pintura interna.  O projeto inclui a leitura de jornal, livros e revistas. Como também, jogos e etc. Em breve haverá a inauguração do projeto.  

 
 

 
 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Apresentação Festa das Crianças 20/10/2012

Alongamento para Ensaio de Dança


                                                 
                                               







   "Samba miudinho na Festa das crianças"

Algumas Atividades 2012

Oficina de Esporte
                                                 
Hora do Almoço
 

Oficina de Jogos e Recreação










Olá pessoal estamos em plena atividade, embora ausentes da rede por algum . Aqui continuamos nós acreditando que a educação transforma o mundo.