Educação Integral: utopia, desafio e possibilidade


Educar integralmente é dar todas as possibilidades e ferramentas possíveis para o ser humano aprender, seja ele criança, jovem, adulto ou idoso. Porém, o sistema educacional brasileiro não consegue desenvolver com eficiência nesta sociedade desigual, excludente, racista e elitista.
Mas, a utopia e a fé de que é possível mesmo em condições adversas, ensaiar uma educação com mais tempo e oportunidades para aprender é que nos aventuramos neste desafio.
A Educação Integral pensada por Anísio Teixeira não é essa que desenvolvemos com este programa proposto pelo Ministério da Educação em parceria com as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, onde temos que fazer milagres com migalhas, auxílio transporte e alimentação para educadores e etc.
As mazelas já sabemos, o que queremos é transformação educacional e isso buscamos a cada dia. É uma alegria imensa, quando chegamos na escola e recebemos o abraço afetuoso de crianças e adolescentes que expressam sua satisfação de participar do Programa de Educação Integral Mais Educação.
Que os gestores públicos e todo o sistema repensem seus atos para que a educação integral realmente aconteça.
" Não quero dinheiro, pois ele acaba e as traças roem, quero aprendizado, conhecimento e saber pois, eles me enriquecem e transformam o mundo" (Profª Analia Santana).
Acreditamos que as crianças e adolescentes pobres, negras, marginalizadas e excluídas pelo capital e pela globalização merecem que apostemos no sucesso delas como as classes A e B investem e apostam nas suas.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Imagens Grandes Momentos do Mais Educação 2010

Encerramento do ano 2010 Oficina de  Letramento profª Tânia.


Aluna Vitória 10 anos ( momentos antes da saída para apresentação.










Nenhum comentário:

Postar um comentário