Educação Integral: utopia, desafio e possibilidade


Educar integralmente é dar todas as possibilidades e ferramentas possíveis para o ser humano aprender, seja ele criança, jovem, adulto ou idoso. Porém, o sistema educacional brasileiro não consegue desenvolver com eficiência nesta sociedade desigual, excludente, racista e elitista.
Mas, a utopia e a fé de que é possível mesmo em condições adversas, ensaiar uma educação com mais tempo e oportunidades para aprender é que nos aventuramos neste desafio.
A Educação Integral pensada por Anísio Teixeira não é essa que desenvolvemos com este programa proposto pelo Ministério da Educação em parceria com as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, onde temos que fazer milagres com migalhas, auxílio transporte e alimentação para educadores e etc.
As mazelas já sabemos, o que queremos é transformação educacional e isso buscamos a cada dia. É uma alegria imensa, quando chegamos na escola e recebemos o abraço afetuoso de crianças e adolescentes que expressam sua satisfação de participar do Programa de Educação Integral Mais Educação.
Que os gestores públicos e todo o sistema repensem seus atos para que a educação integral realmente aconteça.
" Não quero dinheiro, pois ele acaba e as traças roem, quero aprendizado, conhecimento e saber pois, eles me enriquecem e transformam o mundo" (Profª Analia Santana).
Acreditamos que as crianças e adolescentes pobres, negras, marginalizadas e excluídas pelo capital e pela globalização merecem que apostemos no sucesso delas como as classes A e B investem e apostam nas suas.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

O que os alunos da Escola M. de Novo Marotinho pensam do Mais Educação 2011 ( Vespertino)


" Mais Educação é muito bom por causa da aula. O projeto é muito bonito e muito importante. Projeto é bom pra ler e a professora de dança é muito boa." (Fabiane 11 anos 5º ano).

Data 02/05/2011
"Eu gostei é muito legal faço dever e muita coisa. Brinco, danço e etc." ( Jessica Ramos 8 anos 4º ano)

"O Mais Educação é muito bom, é importante paea mim e é isso que dá educação para todos." ( Geisa 10 anos 5º ano).

"Eu gosto muito do Mais Educação ele para mim é especial porque ele me ensina a ler, eu amo o Mais Educação. Beijo " ( Isadora 8 anos 4º ano).


"O Mais Educação quando eu entrei foi tão especial que eu aprendi muita coisa que eu fiquei tão feliz." ( Larissa 8 anos 3º ano).

"O Projeto Mais Educação é um projeto para aprender e estudar, brincar e se divertir. Tem várias  aulas, tem dança, leitura e Matemática." (Fernando 10 anos 4º ano).

"Cantinho que acolhe crianças para a mãe trabalhar.O Mais Educação é muito legal.Eu gosto muito. O Mais Educação dá educação." ( Claudiane  8 anos 3º ano).

O MAIS É BOM PORQUE....

" É bom  a gente aprende mais." ( Amanda 11 anos 5º ano).

 " É especial para todos" (Tiago dos Santos Vieira 13 anos 5º ano).

" Tem aulas de  dança, de matemática e letramento." ( Vinicius Lima 11 anos 5º ano).

"É minha melhora para minha saúde." ( Luis Filipe 9 anos 4º ano).

" Ensina a ler, a escrever , o mais educação é muito bom." ( Bruna Reis 8 anos 3º ano).

" Aprendemos mais  as coisas" ( Cayane 11 anos 5º ano).

" tem dança e recreação" ( Alisson 10 anos 4º ano).

"Aprendemos a respeitar " Roberto 12 anos 5º ano).

"É importante para mim. Obrigado." Beatriz 8 anos 3º ano).

" É o lugar do aluno estudar para crecer e ser alguém na vida. ( Felipe Costa 13 anos 5º ano).


2 comentários:

  1. ``eu gostei muito do mais educação e massa vey``
    ♥ ♥ ♥ ♥

    ResponderExcluir
  2. Eu guardo boas lembranças e recordações desses momentos que vive como coordenadora do Mais Educação na Escola Novo Marotinho. Era atividade intensa mesmo com todos os problemas que enfrentávamos. Obrigada aos educadores e alunos dos anos de 2010 a 2012. Vocês marcaram minha vida de forma positiva. Analia

    ResponderExcluir