Educação Integral: utopia, desafio e possibilidade


Educar integralmente é dar todas as possibilidades e ferramentas possíveis para o ser humano aprender, seja ele criança, jovem, adulto ou idoso. Porém, o sistema educacional brasileiro não consegue desenvolver com eficiência nesta sociedade desigual, excludente, racista e elitista.
Mas, a utopia e a fé de que é possível mesmo em condições adversas, ensaiar uma educação com mais tempo e oportunidades para aprender é que nos aventuramos neste desafio.
A Educação Integral pensada por Anísio Teixeira não é essa que desenvolvemos com este programa proposto pelo Ministério da Educação em parceria com as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, onde temos que fazer milagres com migalhas, auxílio transporte e alimentação para educadores e etc.
As mazelas já sabemos, o que queremos é transformação educacional e isso buscamos a cada dia. É uma alegria imensa, quando chegamos na escola e recebemos o abraço afetuoso de crianças e adolescentes que expressam sua satisfação de participar do Programa de Educação Integral Mais Educação.
Que os gestores públicos e todo o sistema repensem seus atos para que a educação integral realmente aconteça.
" Não quero dinheiro, pois ele acaba e as traças roem, quero aprendizado, conhecimento e saber pois, eles me enriquecem e transformam o mundo" (Profª Analia Santana).
Acreditamos que as crianças e adolescentes pobres, negras, marginalizadas e excluídas pelo capital e pela globalização merecem que apostemos no sucesso delas como as classes A e B investem e apostam nas suas.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O que é O Programa Mais Educação

O QUE É O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO:


O Programa Mais Educação ( Portaria Interministerial n 17/2007) é uma iniciativa do governo
Federal que tem como prioridade para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens,
Articulando diferentes ações, projetos e programas nos Estados, Distrito Federal e Municípios
Em consonância com projetos pedagógicos da escola, ampliando tempo, espaços e oportunidades,
Através da articulação das setoriais envolvidas e possibilitando a todos o “DIREITO DE APRENDER”.

Trata-se de um Programa Interministerial, do qual fazem parte os Ministérios da Educação,Desenvolvimento
Social e Combate a Fome, Ciência e tecnologia, Esporte, Meio Ambiente, Cultura e Secretária Nacional da
Juventude.

O Programa teve inicio efetivo em 2008, com a participação de 1.409 escolas públicas estaduais e municipais de
Ensino fundamental localizadas em 54 municípios de 25 estados mais o Distrito Federal.

Em 2009, para implementar o Mais Educação, foram selecionados unidades escolares estaduais de ensino médio
Dos 10 estados de menor IDEB nesse nível e unidades escolares de ensino fundamental a partir do conjunto dos
Seguintes critérios:

.Termo de compromisso Todos pela Educação assinados pelo Estado ou Município
.Regularidade junto ao programa Dinheiro Direito na Escola-PDDE , conforme Resolução
CD/FNDE n 04,de 17/03/2009:
. Unidades escolares estaduais ou municipais onde foi iniciado o programa em 2008;
.Unidades escolares estaduais ou municipais localizadas nas cidades de regiões metro-
Politanas ou no entorno das capitais com mais de 100 habitantes, com IDEB,
Apurado em 2007, baixo em relação á media do município e com mais de 99 matrículas.
Censo Escolar de 2008
.Unidades escolares estaduais ou municipais localizadas em municípios com mais de 50
Mil habitantes em estados de pouca densidade populacional que atuarão como pólos
Locais;
.Unidades escolares estaduais e municípios localizadas em municípios atendidos pelo
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania¬-PRONASCI,do Ministério
da justiça.



O QUE É A EDUCAÇÃO INTEGRAL

A Educação Integral constitui ação estratégica para garantir atenção e desenvolvimento integral
ás crianças, adolescentes e jovens, sujeitos de direito que vivem uma contemporaneidade marcada
por intensas transformações e exigências crescentes de acesso ao conhecimento, nas relações sociais
entre diferentes gerações e culturas, nas formas de comunicação, na maior exposição aos efeitos das
mudanças em nível local, regional e internacional.Ela se dará por meio da ampliação de tempos, espaços
e oportunidades educativas que qualifiquem o processo educacional e melhorem o aprendizado dos alunos.
Não se trata, portanto , da criação ou recriação da escola como instituição total, mas da articulação dos
atores sociais que já atuam na garantia de direitos de nossas crianças e jovens na co-responsabilidade por sua formação integral.

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