Educação Integral: utopia, desafio e possibilidade


Educar integralmente é dar todas as possibilidades e ferramentas possíveis para o ser humano aprender, seja ele criança, jovem, adulto ou idoso. Porém, o sistema educacional brasileiro não consegue desenvolver com eficiência nesta sociedade desigual, excludente, racista e elitista.
Mas, a utopia e a fé de que é possível mesmo em condições adversas, ensaiar uma educação com mais tempo e oportunidades para aprender é que nos aventuramos neste desafio.
A Educação Integral pensada por Anísio Teixeira não é essa que desenvolvemos com este programa proposto pelo Ministério da Educação em parceria com as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, onde temos que fazer milagres com migalhas, auxílio transporte e alimentação para educadores e etc.
As mazelas já sabemos, o que queremos é transformação educacional e isso buscamos a cada dia. É uma alegria imensa, quando chegamos na escola e recebemos o abraço afetuoso de crianças e adolescentes que expressam sua satisfação de participar do Programa de Educação Integral Mais Educação.
Que os gestores públicos e todo o sistema repensem seus atos para que a educação integral realmente aconteça.
" Não quero dinheiro, pois ele acaba e as traças roem, quero aprendizado, conhecimento e saber pois, eles me enriquecem e transformam o mundo" (Profª Analia Santana).
Acreditamos que as crianças e adolescentes pobres, negras, marginalizadas e excluídas pelo capital e pela globalização merecem que apostemos no sucesso delas como as classes A e B investem e apostam nas suas.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Projeto oficina Recreação: Brincando para Viver Melhor

ESCOLA MUNICIPAL NOVO MAROTINHO
Avenida Aliomar Baleeiro S/N – Novo Marotinho – CEP: 41350100
Tel: 3611-7820/21
E-mail: esc-nmarotinho@pms.ba.gov.br
Blog: http://escolanovomarotinho.blogspot.com/


Projeto Mais Educação: Brincando para viver melhor
Público Alvo: Alunos e alunas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Turnos: Matutino e Vespertino
Educador Comunitário:
Coordenação: Profªs. Anália Santana /Eliana Santos
Coordenação Geral: Equipe gestora: José Nivaldo A. Lima, Alexandra Cristina Lange Cristiane Angélica Meneses
Justificativa: Estamos vivendo numa sociedade em que a tecnologia vem invadindo todos os espaços principalmente as vidas das crianças e jovens e brinquedo eletrônico e virtual tomado o lugar das brincadeiras e dos jogos. Nossa função é resgatar as brincadeiras e jogos juntamente com nossos alunos para que eles dêem sentido às suas vidas, buscando equilíbrio entre as qualidades mentais e físicas. Os momentos de recreação e o brincar são de fundamental importância para o desenvolvimento biofísico, cultural e social da criança. Eles ajudam no aprendizado da leitura e da escrita e também na agilidade do raciocínio lógico matemático, além disso, são imprescindíveis porque minimizam as agressividades verbais, simbólicas e corporais, favorecem o aumento da auto-estima porque requer a participação ativa das crianças e adolescentes. O regate de brincadeiras de origem indígena, e africana faz necessário para dar equilíbrio ao que for trabalhado na oficina.
Nesse sentido, a Oficina Brincando para Viver Melhor é de fundamental importância no Programa de Educação Integral Mais Educação da Escola M. Novo Marotinho, pois, amplia a visão de mundo, ajuda no fortalecimento da identidade étnica e cultural, melhora a qualidade de vida dos alunos aumentando a flexibilidade, comunicação, expressão, percepções de modo prático e prazeroso ampliando assim, o lado humano, afetivo, emocional , motor e moral dos educando, fazendo com que ele aprendam a conviver melhor com as diferenças e interajam positivamente com os outros ou seus pares.
Objetivo Geral:
Valorizar a importância das práticas recreativas e dos jogos recreativos para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente oportunizando a participação ativa em jogos e brincadeiras que priorizem o brincar despertando a alegria, espantando a tristeza e a agressividade e aumentando os valores morais cooperativos, comunitários e emocionais.

Objetivos Específicos:
Recrear e brincar com os alunos e alunas a partir de jogos e brincadeiras planejadas e livres.
Educar e desenvolver o lado humano e afetivo dos alunos e alunas através de jogos cooperativos e brincadeiras.
Aprender a ser e a conviver com os outros e seus pares.
Trabalhar a emoção, o lúdico, a fantasia e prazer.
Desenvolver jogos e brincadeiras de diferentes estilos e épocas.
Aprender jogos e brincadeiras de origens Africanas, indígenas e outras regiões do Brasil.
Criar vínculo com a leitura e a escrita através da recreação.

Atividades Desenvolvidas
Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos
Atividades de piques, exercícios de calma.
Atividades correr e pegar.
Atividades de socialização, em dupla, trio, quarteto, grupão.
Jogos com bola e corda, bambolés, e etc.
Cantigas de Roda e brincadeiras antigas de origem africanas e indígena.
Músicas culturais.
Brincadeiras diversas trazidas pelas crianças e adolescentes e também pelo(a) educador( a).
Jogos didáticos diversos
Recursos

Corpo, bolas, cordas, bolas de assoprar, bambolés, jogos educativos, e.........
Avaliação
Observação da participação ativa dos alunos e alunas nas brincadeiras e jogos desenvolvidos, relatos orais e ou escritos dos alunos e educador(a) sobre pontos positivos, negativos e a melhorar.

Referências

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